[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 3 de agosto de 2015



3 de Agosto de 1779
Efeméride mozartiana
 
 
Salzburg, data de entrada no catálogo pessoal do compositor da "Serenata em Ré Maior", [KV. 320]cuja estreia ocorreu, a título de música de encerramento, por ocasião de determinadas cerimónias daquele ano na Universidade local.
 

A peça tem 7 andamentos: 
 
1. Adagio maestoso - Allegro con spirito (0:00)
2. Menuetto: Allegretto (7:29)
3. Andante grazioso (12:04)
4. Rondo: Allegro ma non troppo (20:13)
5. Andantino (26:03)
6. Menuetto (35:53)
7. Finale: Presto (40:34)

 
Chamaria a vossa especial atenção para duas circunstâncias. O primeiro trio do segundo minueto caracteriza-se pelo diálogo entre o flautím (ou píccolo) solo e a orquestra. O segundo trío do segundo minueto apresenta um solo de trompa de postilhão (correios), que, aliás, determina a designação da peça - 'Posthorn'.
 
Uma chamada de atenção para dois momentos. O primeiro trio do segundo minueto caracteriza-se pelo diálogo entre o flautim (ou piccolo) solo e a orquestra. O segundo trio do segundo minueto apresenta um solo de trompa de postilhão, portanto, a dos correios, que determina a designação da obra, ou seja, a Serenata 'Posthorn'.

Para que tenham uma ideia do bom humor que costuma reinar durante a Mozartwoche, o Festival de Salzburg de Inverno acerca do qual tantas notas aqui costumo partilhar convosco, lembrarei um episódio curioso.

Há uns anos, dirigindo os «seus» 'Les Musiciens du Louvre, Grenoble', Marc Minkowsky pediu ao trompista que, no momento acima referido, entrasse no palco montado numa bicicleta, vestindo um amarelo impermeável de funcionário dos correios, e tocando o singular instrumento. O carácter ligeiro, de divertimento, da obra em questão permitia perfeitamente a brincadeira que, aliás, foi muito bem acolhida pelo público.

Na gravação que seleccionei, a interpretação está a cargo de The Academy of Ancient Music, sob a direcção de Christopher Hogwood.

Boa Audição!

 
 
 
 
The serenade is set in 7 movements: 1. Adagio maestoso - Allegro con spirito (0:00) 2. Menuetto: Allegretto (7:29) 3. Andante grazioso (12:04) 4. Rondo: Alle...
youtube.com


 

Sem comentários: