[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 4 de agosto de 2015



Penosa ironia


No muro da casa onde Ricardo Salgado está a residir, a adequadíssima chamada de atenção para um excerto da primeira Carta de São Paulo a Timóteo: "(...) porque o amor ao dinheiro é raiz de todo tipo de coisas prejudiciais, e alguns, empenhando-se por esse amor, foram desviados da fé e causaram a si mesmos muitos sofrimentos. (...)".

Durante tantos anos em liberdade e, a partir de determinada altura, com a capela apenas a dois passos - onde, aliás, agora nem sequer pode dirigir-se sem que o Meretíssimo conceda a autorização respectiva - nunca RS terá gozado de uns minutos de introspecção para invocar o Espírito Santo, o Divino Espírito Santo, entenda-se...

De tal modo se convenceu de que o Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade era ele, que ignorou Evangelhos, Epístolas, Actos dos Apóstolos, tudo quanto é a 'escandalosa' novidade do Novo Testamento, por cima de tudo passando, qual descontrolado buldozer, tudo arrasando à sua volta, num tresloucado e suicidário apocalipse.

De modo tão flagrante e no meio de tanta crueldade, de violência inaudita causada a terceiros, acaba o desgraçado por confirmar as palavras de Jesus Cristo reproduzidas em Mt 19:22-24: “Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”.

Caso para acrescentar 'Quod erat demonrandum'! De qualquer modo, concedamos que RS não precisava de ter ido tão longe, de ter chegado onde a sua falta de luz o conduziu, para se transformar numa tão concreta prova da parábola do Mestre...
 
Ver mais
Timóteo 6:10, primeira epístola de São Paulo a Timóteo:(...) “porque o amor ao dinheiro é raiz de todo tipo de coisas prejudiciais, e alguns, empenhando-se por esse amor, foram desviados da fé e causaram a si mesmos muitos sofrimentos.”(...)

 

Sem comentários: