[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 14 de setembro de 2015



14 de Setembro de 1674

SINTRA
AFONSO VI



"O Rei, mandado vir, chegou a Lisboa em 14 de setembro de 1674, sendo conduzido ao Palácio de Sintra. Durante nove anos viveu ali, fechado em seus aposentos, com servidores da inteira confiança do duque de Cadaval. No início de 1683 foi sangrado, tomou purgas, em 30 de maio teve «agastamentos, com dores», na manhã de 12 de setembro teve um acidente apoplético e ficou sem fala, morrendo logo. Montalvão Machado, em «Causas de Morte dos Reis Portugueses», Lisboa, 1974, diz que o rei morreu de tuberculose pulmonar, como outros filhos de D. João IV e D. Luísa."

Em 12 de Setembro de 1683, portanto, fez anteontem trezentos e trinta e dois anos, morria no Paço de Sintra o mítico Afonso VI, Rei de Portugal. O processo que levou à sua destituição é um documento interessantíssimo, um manancial de pistas de toda a ordem histórica e diplomática.

A partir de tal lastro, João Mário Grilo realizou um filme notável. Recomendo vivamente o visionamento, na sua totalidade, a todos quantos ainda não tiveram esse privilégio. Desejando contribuir para tal motivação, aqui vos proponho excertos dessa obra.

"O Processo do Rei". Eis alguns excertos do filme realizado por João Mário Grilo.

Ver mais
 
 
Excertos do filme realizado por João Mário Grilo em 1989. Pode ver uma ficha deste filme em: http://www.cinept.ubi.pt/pt/filme/1971
youtube.com
 

Sem comentários: