6 de Setembro de 1789
Efeméride mozartiana
Efeméride mozartiana
Viena:
Estreia Aria Alma grande e nobil core para soprano KV. 578
Como era habitual ao tempo, a peça foi escrita para ser incluída numa ópera alheia ao compositor, neste caso "I due baroni di Rocca Azzurra" I,8, de Domenico Cimarosa.
Não tenho a menor dúvida em propor-vos uma das melhores vozes mozartianas de sempre. Ainda hoje, os meus amigos de Salzburg, mais entrados em idade, recordam Maria Stader [5 de Novembro de 1911 – 27 de Abril de 1999] com uma indisfarçável emoção, havendo quem a posicione à frente de todas. O meu pai venerava-a.
A propósito, ficou célebre o que, pessoalmente, lhe disse Clara Haskil, a maior pianista mozartiana de todos os tempos: "Ah, se me fosse possível tocar Mozart como tu o cantas!...” É, de facto, sublime. E ouvi-la, uma experiência empolgante, de elegância, sofisticação, assunção do texto, correcção de dicção, técnica irrepreensível e todos, todos os ingredientes do canto clássico mozartiano.
Há lá comparação possível com qualquer das boas vozes que hoje pisam os palcos dos grandes auditórios? Certo de que concordarão, eis o que partilho. Inequivocamente, o melhor! Também vos trago o texto para que nada vos escape.
Alma grande e nobil core
Le tue pari ognor disprezza.
Sono dama al fasto avvezza
E so farmi rispettar.
Va', favella, a quell'ingrato,
Gli dirai che fida io sono.
Ma non merita perdono,
Sì mi voglio vendicar,
Ingrato non merita perdono,
Sì mi voglio vendicar.
Boa audição!
PS:
Permitam que dedique esta página à Ana Paula Russo, soprano notável, a quem a cena lírica nacional tanto deve. Vem a propósito já que, através do fb, mantivemos um interessante diálogo acerca dos desafios mozartianos.
Não tenho a menor dúvida em propor-vos uma das melhores vozes mozartianas de sempre. Ainda hoje, os meus amigos de Salzburg, mais entrados em idade, recordam Maria Stader [5 de Novembro de 1911 – 27 de Abril de 1999] com uma indisfarçável emoção, havendo quem a posicione à frente de todas. O meu pai venerava-a.
A propósito, ficou célebre o que, pessoalmente, lhe disse Clara Haskil, a maior pianista mozartiana de todos os tempos: "Ah, se me fosse possível tocar Mozart como tu o cantas!...” É, de facto, sublime. E ouvi-la, uma experiência empolgante, de elegância, sofisticação, assunção do texto, correcção de dicção, técnica irrepreensível e todos, todos os ingredientes do canto clássico mozartiano.
Há lá comparação possível com qualquer das boas vozes que hoje pisam os palcos dos grandes auditórios? Certo de que concordarão, eis o que partilho. Inequivocamente, o melhor! Também vos trago o texto para que nada vos escape.
Alma grande e nobil core
Le tue pari ognor disprezza.
Sono dama al fasto avvezza
E so farmi rispettar.
Va', favella, a quell'ingrato,
Gli dirai che fida io sono.
Ma non merita perdono,
Sì mi voglio vendicar,
Ingrato non merita perdono,
Sì mi voglio vendicar.
Boa audição!
PS:
Permitam que dedique esta página à Ana Paula Russo, soprano notável, a quem a cena lírica nacional tanto deve. Vem a propósito já que, através do fb, mantivemos um interessante diálogo acerca dos desafios mozartianos.
Provided to YouTube by NAXOS of America Alma grande e nobil core, K. 578 · Maria Stader Operas and Operettas - Donizetti, G. / Lehar, F. / Kalman, E. / Boito...
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