[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 20 de setembro de 2015




Parques de Sintra e Estado Português,
- um regime mais-que-perfeito
 
 
 
A propósito de uma sessão de divulgação do ciclo de música barroca 'Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie', referi-me ao tão favorável quadro protocolar prevalecente entre o Estado Português e a Parques de Sintra. Nem mais nem menos, é a exemplar concretização da «receita» prescrita nesse tão virtuoso documento que tem permitido o assombroso palmarés de realizações que tanto tem beneficiado Sintra.
 
No entanto, de há uns tempos a esta parte, tendo-se ouvido uns zunzuns acerca da hipótese de alteração de tal instrumento, eis dois parágrafos da prosa que tal assunto me suscitou:

"(...) Contudo, é o produto das verbas obtidas através da venda dos bilhetes de acesso, isso sim e inequivocamente, que financia obras tão exemplares. Trata-se de um regime do maior interesse, cujos positivos e benéficos resultados estão à vista, nomeadamente, através das obras de preservação e restauro já efectuadas e em curso. E, não esqueçamos, tudo o resto como, por exemplo, as tão sofisticadas propostas de animação musical como a do caso presente…

Ninguém duvida de que tanto a Câmara Municipal de Sintra como a Parques de Sintra e o recentíssimo Gabinete do Património Mundial, este que surge de um Protocolo entre aquelas duas entidades, saberão estar à altura dos benefícios decorrentes daquele regime. Pois bem, em função dos óptimos resultados que a experiência e a prática têm demonstrado, na minha que é a opinião de tantos sintrenses, o regime em apreço não carece de quaisquer alterações, nem ao nível do pacto social da PSML, nem quanto ao destino e à aplicação do importantíssimo volume das verbas resultantes dos bilhetes liquidados por cerca dois milhões de visitantes. (...)"

Para leitura do artigo completo, na página 5 da última edição do passado dia 18 de Setembro do Jornal de Sintra, aceder a www.jornaldesintra.com


 ______________


PS:
O perfeito desassossego!

Que tal, por exemplo, ir já até Monserrate? Ou ao Challet da Condessa, no Parque da Pena, ainda esta manhã, com entrada gratuita?

Pois bem, como ainda está muito a tempo de o fazer, lembre-se de que, "(...) apesar das restrições nacionais e da União Europeia, a Parques de Sintra ainda consegue discriminar positivamente os munícipes sintrenses, ao conceder-lhes entrada gratuita nos monumentos e parques, nas manhãs de todos os 52 domingos do ano, uma preciosa excepção, uma extraordinária vantagem que, cada vez mais, os potenciais beneficiários devem saber aproveitar." [citação do artigo supra]
 
 
 
 
Disputou - se nos dias 15 e 16 do corrente mês em Vila Franca de Xira, a 3ª Edição do "Torneio Cláudio Lopes", [...]
jornaldesintra.com
 

Sem comentários: