[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 12 de outubro de 2015



11 de Outubro de 1896
Morte de Anton Bruckner (n. 1824)


[publicado no facebook em 11.10.2015]


- explicação da designaçao "Sinfonia "Zero"


Na data da efeméride do falecimento do compositor, gostaria de vos apresentar a Sinfonia em Ré menor, WAB 100 composta em 1869, entre as Sinfonias no. 1 (1866) e No. 2 (1872). A sua estrutura obedece a quatro andamentos: 1. Allegro, 2. Andante, 3. Scherzo: Presto – Trio: Langsamer und ruhiger e 4. Finale: Moderato – Allegro vivace.

Em 1895, o compositor afirmou que esta sinfonia 'gilt nicht' - ou seja, 'não conta', no sentido de que não deveria ser considerada - não lhe tendo atribuído qualquer número. A peça só seria publicada e estreada em 1924. Eis uma leitura do Maestro Stanisław Skrowaczewski dirigindo a Orquestra Sinfónica da Rádio de Saarbrücken.

https://youtu.be/eNlbYSgzDkQ [I]

Também me apraz apresentar-vos uma redução a órgão da mesma obra. Apenas vos peço que tenham em consideração o 'Scherzo', numa interpretação de Daniela Timokhine, no famoso auditório do Tonhalle de Zurich. Vale a pena escutar atentamente, comparando com o original, na medida em que, por esta via, melhor se aperceberão, estou certo, das soluções algo surpreendentes da composição.

https://youtu.be/Xw-3GvwT6_Y [II]


Boa audição!


 

Sem comentários: