[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016




Dia de Reis
a mais adequada oferta




Epifania, revelação, reconhecimento da revelação. Em 'Dia de Reis', da Adoração dos Magos, ocasião para lembrar os presentes oferecidos ao Deus Filho, nEle reconhecendo a divindade (incenso), a dignidade régia (ouro) e anunciando a sua morte salvadora (mirra).
...
O povo cristão celebra a revelação do Deus Filho, feito Homem, momento excepcional de toda uma Cultura, que inspirou artistas de todos os quadrantes, ao longo de séculos. Naturalmente, para o efeito, também JS Bach nos legou uma soberba obra, a Oratória de Natal BWV 248, um conjunto de seis preciosas Cantatas.

Trata-se de peças detentoras de diferentes dispositivos vocais e instrumentais, cada uma das quais destinada a ser executada num dia específico da quadra natalícia. A primeira parte, para o Dia de Natal, descreve o nascimento de Jesus, a segunda, para o dia 26 de Dezembro, a anunciação aos pastores, a terceira, para dia 27, a adoração dos pastores, a quarta para o Dia de Ano Novo, Circuncisão e do nome de Jesus, a quinta para o primeiro domingo depois do Ano Novo, sobre a viagem dos Reis Magos e a sexta, para a Epifania, a adoração dos Magos.

Proponho que escutemos a destinada a este dia, que inclui os números seguintes:

54 Herr wenn die stolzen
55 Rec: Ziehet hin
55 Da berief Herodes
56 Du Falscher
57 Nur ein Wink
58 Als sie nun
59 Ich steh an deiner Krippen
60 Und Gott befahl
61 So recht
62 Nun mögt ihr
63 Rec was will der Höllen
64 Nun seid ihr wohl


Interpretação a cargo da Kammermusiksaal der Philharmonie Berlin, sob a direcção de Kristian Commichau.



[Retrato de 1748, pintado por Elias G. Haussmann]

Boa Audição!


https://youtu.be/M075hcpEflg


 
Ver mais
 
 
 

Sem comentários: