[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016



9 de Fevereiro de 1784
efeméride mozartiana
 
 
 
Viena: esta a data em que Mozart dá por terminado o seu Concerto No. 14 para Piano e Orquestra em Mi bemol Maior, KV. 449. Dá-se a circunstância de esta ter sido a primeira obra que o compositor registou naquele que passou a ser o seu catálogo pessoal, documento interessantíssimo através do qual se podem colher informações imprescindíveis para o enquadramento e características das peças em que vai dando entrada nos 7 anos subsequentes.
 
Em carta datada da mesma cidade, dirigida ao pai, em 26 de Maio daquele mesmo ano de 1784, Wolfgang dá a entender como, em comparação com os Concertos para Piano Nos. 15 e 16, respectivamente, em Si bemol Maior, KV. 450 e em Ré Maior KV. 451, ele próprio achava que o da efeméride de hoje era "(...) uma peça de outra classe, composta para uma formação mais reduzida (...)".

'De outra classe', escrevia Mozart, mostrando-se particularmente interessado em saber a opinião da irmã e do pai acerca desta obra que decidira não publicar, antes e isso sim, para a manter na sua exclusiva propriedade por mais uns anos.

Gostaria de vos propor a excelente leitura de Rudolf Buchbinder que, a partir do piano, dirige a Orquestra Filarmónica de Viena. Há uns anos, em Salzburg, durante a Mozartwoche, assisti a uma sua interpretação deste mesmo concerto, com Camerata Salzburg, no fim da qual confessou como, para si, era extenuante a execução do andamento lento.

Boa Audição!
 
 
 
 
 

Sem comentários: