[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 20 de março de 2016



14 de Março 
- 133 anos após a morte de Karl Marx

[publicado no facebook em 14.03.2016]
 
 


Em tradução muito livre, lembremos hoje um pensamento de Karl Marx que qualquer cidadão e, muito mais, qualquer cristão católico, não pode deixar de subscrever e de observar:
 
"Quanto menos comes, bebes, compras livros, vais ao teatro e ao café, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas desporto, etc., mais economizas e mais cresce o teu capital. «És» menos, mas «tens» mais. Assim todasas paixões e actividades são tragadas pela cobiça."
 
Ou seja, ninguém veio a este mundo para sofrer mas, isso sim, para viver uma existência que, embora de contenção, jamais será avessa ao usufruto das boas coisas, num equilíbrio de relação favorável com a Natureza e com o Espírito.
 
E, a propósito...
 
De qualquer modo, uma dicotomia radical se apresenta ao homem de todos os tempos: Ou «és» ou «tens». Não há volta a dar, é a questão do Ser e do Ter. Quando SS Paulo VI clamava: "Homens, sede homens" era isto mesmo que significava, a inequívoca opção por SER!
O contrário desta opção passa pela via da competição desenfreada, da cobiça e da ganância, que, no dizer do Papa Francisco, são ingredientes da «economia que mata», isto é, de um TER que ofende a dignidade e onde radica a exploração do homem pelo homem.
 
E, afinal, tudo isto está na «boa notícia» que, até etimologicamente, o Evangelho é. Grande parte disto já estava na República de Platão. Mais recentemente, Thomas More, mártir pelas causas da Verdade e da Dignidade, santo da nossa Igreja, também o reescreveu em "Utopia".
 
O que continua a toldar o nosso entendimento perante tão doutos testamentos de palavra iluminada, de Luz feita verbo? Na efeméride da morte de Karl Marx, permitam a questão:
- Como recusar SER e preferir TER se, todos os dias, estamos a morrer?
_________________

PS
- À atenção dos wagnerianos:
 
Com algum interesse, "The Story of Karl Marx" um dos textos de Lyndon Orr, disponível online, sob a abrangente designação de "Famous Affinities of History", em que - nos últimos parágrafos - discorre acerca de algumas coincidências da vida de Karl Marx e de Richard Wagner.

 

Sem comentários: