[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 14 de março de 2016




3 de Março de 1791
efeméride mozartiana


Publicado no facebook em 03.03.2016]
______________

Viena: composição do Allegro e Andante, Fantasia em Fá menor para Órgão mecânico KV. 608
______________


A “Fantasía em Fá menor, KV 608, foi composta para órgão mecânico – também designado como ‘relógio musical’ – no âmbito de um conjunto de peças para instrumentos fora do comum. Escrita em Viena, foi registada no catálogo pessoal de Mozart em 3 de Março de 1791, portanto, uns meses antes da morte.

Tudo leva a crer que tenha partido de uma encomenda do Conde Joseph Deym von Strzitez, curiosa personagem a vários títulos, entre eles o episódio de ter sido obrigado, durante os anos da juventude, a fugir da capital na sequência de um duelo, mais tarde regressando sob o pseudónimo de Herr Müller.

Fundou o ‘Kunstkabinett Müller’, um compromisso entre galeria de Arte e ‘gabinete de curiosidades’ na Rotenturmstrasse de Viena, lugar onde expunha objectos tão curiosos como as máscaras de cera do Imperador José II e do próprio Wolfgang Amadeus Mozart.

O Conde von Strzitez ou, se preferirem, Herr Müller, possuía vários órgãos mecânicos, accionados por dispositivos de relojoaria, que faziam soar peças musicais quando davam horas. Aproveito a oportunidade para lembrar que, mais tarde, em Maio, necessariamente do mesmo ano, também para órgão mecânico e por encomenda do mesmo senhor, Mozart comporia o Andante em Fá Maior KV. 616.

Proponho esta gravação ao vivo no órgão Chichi da igreja de S. Andrea in Empoli, (Florença), numa interpretação de Simone Stella, em 23 de Novembro de 2014

Boa Audição!
 
Ver Mais
 
 
Live recording at the big Chichi organ in the Church of S. Andrea in Empoli (Florence, Italy), 23 nov 2014 courtesy of Elleci Produzioni
youtube.com
 

Sem comentários: