[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 14 de março de 2016




Hoje, 06 de Março de 2016
 
Grigory Sokolov 
Grande Auditório Gulbenkian 19.00

[publicado no facebook em 06.03.2016]



[Texto Gulbenkian]

Grigory Sokolov conquistou ao longo dos anos um estatuto de lenda que quase dispensa apresentações. Desde que, com apenas 16 anos de idade, venceu o Concurso Tchaikovsky de Moscovo, iniciou um percurso profissional que o levou aos mais prestigiados festivais e salas de concertos de todo o mundo, sendo presença assídua também no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, onde se apresenta pela sétima temporada consecutiva.

Ao contrário de outros pianistas, interessa-se profundamente pelo mecanismo do instrumento que toca, chegando a passar horas com técnicos de piano até atingir os seus objetivos de afinação e sonoridade. É também famoso por praticar diariamente em palco e por recusar a gravação de álbuns de estúdio. Para apreciá-lo devidamente é essencial ouvi-lo ao vivo, mas quando no ano passado lançou The Salzburg Recital gravado em concerto, a crítica não se poupou a elogios. De acordo com o The Telegraph, a gravação permite capturar mais profundamente as particularidades do seu repertório e “ao ouvir Sokolov, sabemos que estamos na presença de alguém extraordinário”.

Neste domingo, o recital inclui

De Robert Schumann:

- Arabesquee, op. 18;
- Fantasia em Dó maior, op. 17 Noturno em Si maior.
op. 32 n.º 1;


De Fryderyk Chopin :

- Noturno em Si maior;
- Noturno em Lá bemol maior, op. 32 n.º 2;
- Sonata n.º 2, em Si bemol menor, op. 35.

  mas outra das caraterísticas do célebre pianista russo é ser generoso nos encores.
_________________________

O meu contributo

Estou em crer que, em Portugal, jamais terei perdido um seu recital ou concerto. E, em Salzburg, por exemplo, também inúmeras vezes, tenho assistido a prestações de Sokolov. Nem sempre concordo com as suas leituras. Por vezes, decide-se pela adopção de 'tempi' que não podem ser mais polémicos... Mas eu rendo-me, tento entender e, normalmente, entendo o que não sinifica que o faça incondicionalmente...

Quem escreveu o texto supra da Fundação Gulbenkian desconhecerá outra característica de Sokolov que anula a última mencionada. É que, quando se aborrece com os maestros, não há extras para ninguém... Já aqui contei que, há uns bons dez anos, num concerto na Grosse Saal do Mozarteum, tendo-se desentendido com Trevor Pinock porque este não acedia a que o primeiro solista flauta fosse especialmente saudado - e apesar de o público não ter qualquer culpa no cartório - não concedeu um único encore.

Como, em Portugal, isso jamais aconteceu, espero bem assistir, pelo menos, a uns seis extra programa... Agora, para aqueles que não estarão daqui a pouco no Grande Auditório, apenas duas hipóteses de serem compensados. Apenas um comentário à [II], que foi gravada, ao vivo, em Tokyo, 1973, que Sokolov faz actualmente algo mais lenta.

Boa Audição!

- Schumann - Arabesquee, op. 18 [I]
- Chopin - Sonata n.º 2, em Si bemol menor, op. 35 [II]


https://youtu.be/3Rke8lpHGyk[I]
https://youtu.be/b8bIC9D-s9Y
 
 
Kissingen, 1990
youtube.com
 
 
 
 

Sem comentários: