[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 14 de março de 2016



 
[publicado no facebook em 07.03.2016]
 
 
Um evento que, certamente, recordarei com emoção. O Vasco esteve estupendo, extremamente à vontade na abordagem de uma peça cheia das sofisticadas particularidades com que Rachmaninoff dotou o seu Concerto No. 2 em Dó menor, op. 18, obra de um período tardo-romântico evidente.
 
Muito especialmente, apreciei a maturidade com que o jovem pianista nos devolveu aquele tão exigente 'Adagio sostenuto', segundo andamento da obra, acerca do qual tenho ouvido vários ...seus 'colegas' referirem-se com natural apreensão pelas dificuldades de expressividade que coloca ao intérprete.
 
Trata-se de uma obra que o compositor escreveu na sequência de um período de grande perturbação psíquica, que bem se atesta pelo facto de a ter dedicado ao médico que o ajudou a ultrapassar momentos muito difíceis. O Concerto No. 2 transporta este peso que, não sendo 'adicional', o pianista tem mesmo de ter em consideração.

E o Vasco esteve perfeitamente à altura. O 'Allegro scherzando' final, tal como dá a entender a própria designação, propõe uma prazenteira solução conclusiva do concerto que o pianista resolveu em todos os aspectos, depois de ter 'visitado' toda uma série de registos psicológicos, alguns dos quais perfeitamente antagónicos. Um grande pianista, que se afirmando dia a dia, eu tenho o gosto de 'acompanhar' muito perto, mesmo que esteja na Ásia...

Uma palavra final para a Orquestra Sinfónica de Cascais que, na segunda parte, apresentou a Sinfonia No. 4, em Fá Maior, op. 36 de Tchaikovsky. Nikolay Lalov, seu maestro titular, ainda a braços com uma orquestra sinfónica que dá os primeiros passos - com um ano de vida, até mesmo os milagres não acontecem com a desejável frequência... - apresentou um trabalho muito correcto e promissor de futuros eventos com a qualidade que sempre tem exigido e nos habituou.
 
 
 
Um enorme ‪#‎obrigado‬ a todos os músicos da Orquestra Sinfónica de Cascais pelo incrível espírito de trabalho, ao maestro Nikolay Sevastianov Lalov e a todos o...s membros da organização! A noite de ontem foi incrível para mim e o último agradecimento vai para o público do Auditório Sra Boa Nova pelo carinho e ovação de pé!
‪#‎Rachmaninov2‬
Foto © Ana Maria Amorim

Sem comentários: