[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 14 de março de 2016



Parques de Sintra
grande promotora da música erudita em Sintra


[publicado no facebook em 07.03.2016]

Com o concerto do passado dia 4, terminou o Ciclo dos "Serões Musicais do Palácio da Pena". Aproveito esta oportunidade para vos pedir que tenham em consideração mais dois ou três eventos que com este se relacionam inequivocamente.

Reparem que, além desta iniciativa, que, em pleno Inverno, explora os mais evidentes aspectos de uma envolvente ambiental do Romantismo cultural, tão propício no Palácio da Pena, a Parques de Sintra ainda é promotora de mais duas do mais alto gabarito.

Refiro-me, primeiramente, aos "Reencontros - Memórias Musicais de um Palácio", privilegiando a produção musical medieval e renascentista, em pleno Verão e, em segundo lugar, às "Noites de Queluz - Tempestade e Galanterie", proposta afecta à música dos períodos barroco e clássico, em expressos ciclos primaveril e outonal.

Palácio da Pena, Palácio da Vila, Palácio de Queluz, lugares da maior sofisticação, sejam quais forem as coordenadas geográficas em apreço, acolhendo uma programação cuidadíssima, do mais alto nível, nos termos da qual temos assistido a recitais, concertos e ópera concertante, contando com as prestações de alguns dos mais autorizados especialistas de fama mundial.

Em face deste quadro excepcional de iniciativas, uma conclusão evidente não pode deixar de se retirar: através desta intervenção cultural, a nossa Sintra - lugar que se orgulhava da fama do seu Festival de Música, hoje em dia, pálida sombra da notoriedade nacional e, inclusive, internacional que deteve - está a recuperar e, nitidamente, a ultrapassar essas marcas de um saudoso passado de grande prestígio e notoriedade.

Actualmente, portanto, temos a possibilidade de aceder a ciclos da melhor música de todos os tempos, em locais únicos, praticamente ao longo de todo o ano! Ao apostar numa tal estratégia, o Conselho de Administração da Parques de Sintra - que tanto me apraz saudar nas pessoas do seu Presidente, Manuel Baptista e dos Administradores Sofia Cruz e Jose Lino Ramos - bem pode orgulhar-se de já contar com um público que esgota os eventos, público que, das mais diferentes proveniências, se desloca expressamente para o efeito.

Trata-se de um investimento à altura dos pergaminhos de que tanto nos orgulhamos na Parques de Sintra e que já está a render os mais significativos dividendos. Naturalmente, o nome de Massimo Mazzeo é indissociável deste sucesso. Para ele o abraço do amigo grato, pelas suas sábias propostas, pelos seus óptimos contactos por essa Europa fora, de que tanto estamos a beneficiar.
 
Ver Mais
 
adicionou 11 fotos novas ao álbum: "Um Suplemento do Chiado: A Sintra Queirosiana” - Palácio da Pena.
O serão “Um Suplemento do Chiado: A Sintra Queirosiana” contou com a atuação de Ana Franco (soprano), Ana Ferro (meio-soprano), Marco Alves dos Santos (tenor), ...Nuno Dias (barítono) e João Paulo Santos (piano).
Este concerto encerrou a segunda edição do ciclo de música romântica “Serões Musicais no Palácio da Pena”.
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: