[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018


Membro do QSintra

Outro notável militante da defesa do património


Há 17 anos, Presidente da Câmara Municipal de Sintra era Edite Estrela, tida como 'mulher «de» Cultura', que, à revelia da vontade dos munícipes, pretendeu concretizar, na Volta do Duche, em pleno coração do Centro Histórico de Sintra, um projecto avesso a tudo quanto se considera ser o 'espírito do lugar'. Não levou a sua avante e, em simultâneo, foi derrotada nas urnas na sua candidatura a mais um mandato autárquico.
Em 2018, Presidente da Câmara Municipal de Sintra é Basílio Horta, que, neste seu segundo período como líder do executivo autárquico, também decidiu assumir o Pelouro da Cultura. E é, nessa dupla qualidade, portanto, também como 'homem «da» Cultura', que pretende concretizar o projecto de requalificação da Praça D. Fernando II (Largo da Feira de São Pedro).
É no contexto daquela proposta que se agiganta a sua polémica vertente de instalação de um parque de estacionamento que, entre outros malefícios, subtrairia ao recinto 60% da sua superfície, com a justificação da necessidade de disciplinar o estacionamento caótico, quando os cidadãos repudiam, isso sim, qualquer submissão à lógica da presença do automóvel, absolutamente decididos a privilegiar o peão.
À distância de quase duas décadas, não deixa de ser curiosa, por parte de ambos os autarcas, esta insistência na asneira da instalação de parques de estacionamento automóvel em pleno centro histórico de Sintra. No caso do actual Presidente da Câmara, tal insistência ainda é mais contundente, na medida em que a sua proposta de hoje replica um 'pecado original', em versão de 2016, que logo mereceu o repúdio da comunidade.
Pois bem, não deixa de ser altamente significativo, mesmo simbólico, que o Francisco Caldeira Cabral, nome incontornável da arquitectura paisagista nacional, tenha estado ao nosso lado, como militante da defesa do património de Sintra contra o parque de estacionamento da Volta do Duche - com outras grandes figuras da Cultura portuguesa actual como Gonçalo Ribeiro Telles ou da querida e saudosa Gabriela Llansol - e, agora, que também possamos contar com ele contra o despautério de São Pedro.
Precisamente ontem, em reunião do Movimento QSintra, pudemos continuar o privilégio da sua colaboração. Felizmente, o QSintra conta com adesões do mais alto gabarito como, aliás, há poucos dias, tive oportunidade de destacar, através de outro que é o caso exemplar do Vitor Serrão, distinto académico, Prof. Catedrático de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, coautor do processo que conduziu Sintra à classificação pela UNESCO como Paisagem Cultural da Humanidade.
O simples facto de termos connosco estes e outros amigos tão notáveis, lutando pela defesa e preservação do património de Sintra, lugar único, não pode deixar de encher de orgulho o QSintra. Sintomático, no entanto, que tenhamos de lutar contra quem foi democraticamente eleito para representar os sintrenses em geral. Enfim, perversidades do estado a que isto chegou...
[Ilustr: Francisco caldeira Cabral]

Sem comentários: