[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018



 José António Cerejo,
excelente peça jornalística

Artigo a ler com todo o cuidado. Nas linhas e nas entrelinhas.

A título de exemplo do trabalho que a cada leitor deve competir, passo a citar apenas dois parágrafos das muitas e muitas linhas com que se tem tecido, ao longo de 25 anos, a meada cujo fio José António Cerejo nos ajuda a puxar:
"(...) Depois de ver rejeitada essa pretensão em 1996, o ex-autarca avançou com um novo projecto de dimensões mais modestas (578 m2), o qual acabou por ser aceite pelo IPPAR e pelo Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC) e licenciado pela autarquia em 2000.
Dois anos depois, a Câmara de Sintra embargou as obras em curso por não respeitarem o projecto aprovado. Ainda em 2002, o secretário de Estado do Ordenamento do Território determinou a demolição do palacete cuja área quase que triplicava a que tinha sido licenciada. (...)"
Então, nos termos da tal tarefa de esmiuçamento para a qual vos convidei, lembrem e tenham em consideração quem eram os presidentes da Câmara Municipal de Sintra, tanto em 2000 como 2002 e, portanto, cronológica e respectivamente, quem autorizou e quem embargou.
Por outro lado, e, de modo algum factor despiciendo, também vos convirá ponderar outro notável argumento, qual seja o dos contributos do Comendador Galucho para as campanhas concorrentes às eleições autárquicas.
________________
Muito a propósito!
Especial chamada de atenção aos amigos subscritores do Manifesto Salvar Sintra promovido pelo Movimento QSintra. Como sabem, não faltam em Sintra análogas situações, de tal modo emaranhadas que carecem do nosso decisivo empenho, no sentido de que a sua «desmontagem» constitua o momento inicial da maior qualidade e para que a intervenção cívica subsequente tenha inequívocos parâmetros de sustentação.
A história é muito antiga, mas continua sem solução. Ex-presidente da Câmara de Sintra perdeu mais uma batalha pouco antes de morrer, mas o recurso dos…
PUBLICO.PT

Sem comentários: