[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 4 de março de 2018



Assim, definitivamente, sem viaturas !
Sem qualquer cedência ao automóvel !
Espaço totalmente devolvido à comunidade !

[Publicado no facebook em 2 de Março
___________________________

A diferença do QSintra
Como não poderia deixar de acontecer num Movimento democrático de intervenção cívica, o QSintra tem demonstrado como privilegia a maior pluralidade possível em relação à comunicação social.
Felizmente, tal atitude tem sido extremamente bem correspondida, sendo evidente, aliás, o geral interesse e apoio dos media locais e nacionais, nomeadamente, ao publicarem trabalhos suscitados pela actividade do QSintra contra a proposta da Câmara Municipal de Sintra relativa à instalação de um parque de estacionamento no Centro Histórico de Sintra, em São Pedro.
Uma questão de Cultura!
Aproveito a oportunidade para sublinhar o que a foto tão bem testemunha: a Praça D. Fernando II, sem automóveis de qualquer espécie. É assim que a Praça deve 'respirar', civilizadamente livre da perturbação do tráfego gerado pelo parque de estacionamento.
Assim, definitivamente, sem viaturas! Nem como na actualidade, caoticamente arrumadas, nem como a Câmara pretende, muito arrumadinhas... Manda a dignidade, a Cultura e a lucidez que todos estejamos à altura do tempo que vivemos, algo que, neste caso, significa não fazer qualquer cedência ao automóvel.
Como em todas as latitudes civilizadas, também Sintra, com a tremenda carga de demanda turística de que tem sido objecto, não tem alternativa aos parques dissuasores periféricos, solução que - veja-se a espantosa contradição em que incorre a autarquia - a própria Câmara prometeu que estaria a funcionar, no Verão de 2016...
Aproveitando a oportunidade da obra de infraestruturação do 'Largo da Feira de São Pedro' pretende-se, isso sim, que o espaço seja totalmente devolvido à comunidade para usufruto pleno, de acordo com as mais remotas e recentes memórias, de acordo com o espírito do lugar, de acordo, ao fim e ao cabo, com a sensatez que deve prevalecer.

Sem comentários: