[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 5 de março de 2018



CENTRO DE SAÚDE DE SINTRA,
O QUE SE PASSA?

____________________________

Já não bastava o Hotel Netto?
Eis outra construção eufemisticamente empatada...

Se, tal como a notícia partilhada informa, as obras começaram em 8 de Maio de 2017 e, tendo em consideração que o prazo previsto para conclusão das mesmas é de 210 dias (7 meses), forçoso é concluir que as novas instalações do Centro de Saúde de Sintra deveriam ter estado disponíveis a 8 de Dezembro do ano passado.
Ora, não tendo sido então inauguradas - enfim, por altura do Natal, como tanto se apregoou - a verdade é que, pelo andar da carruagem, qualquer dia entra no «regime de Sta. Engrácia», a paradigmática situação que o Netto tão bem evidencia.
De facto, o ritmo das obras em curso pode ser tudo menos consentâneo com as garantias de prazo avançadas pela Câmara Municipal de Sintra. Não admira que assim seja porquanto, por ali passando quotidianamente, bem verifico, aliás, como recentemente também e tão bem expressava Margarida de Lemos, que muitos e muitos dias se passam sem que por lá se veja alguém a trabalhar.
Será de perguntar se o contrato celebrado entre a autarquia e a empresa adjudicatária da obra não preverá alguma cláusula punitiva pelo incumprimento do prazo de conclusão. Na realidade, neste e noutros bem conhecidos casos sintrenses, alíneas contratuais que tais davam um jeitão mas, pelos vistos, por estes meandros, em pleno centro histórico de Sintra, devem ser consideradas demasiado sofisticadas...
Ainda a propósito e já finalizando, mais uma vez, a minha maior perplexidade relativamente ao local onde este futuro Centro de Saúde funcionará. Reparem que, quando as obras iniciais se destinavam a instalações da Junta, logo muitos fregueses se interrogavam como seria possível ter-se pensado num local daqueles para o efeito, ou seja, sede da Junta de Freguesia de Santa Maria uma vez que o acesso é tudo menos favorável.
É sabido que o Ministério da Saúde, pelo menos inicialmente, não aprovava a hipóteses de ali funcionar um Centro. Desconhece-se que argumentos terão sido aduzidos no sentido de que acabasse por vencer a solução em curso de obras. Contudo, mais que previsíveis, esses sim indubitáveis, são os embaraços que causará aos utentes em geral e ao trânsito local que constantemente, dá passagem à maior parte da carga de transportes pesados de passageiros da rede urbana a caminho do interface da Portela.
E, depois, ainda há quem se incomode com estes e outros reparos, considerando-os como má vontade e «bota baixismo» subscrito pelos tais sintrenses que apenas se preocupam com o que acontece no núcleo central da sede do concelho.
PS
Acedam à notícia e imagens ilustrativas constantes do 'site' da Câmara Municipal de Sintra. Nesse suporte nada é partilhado abaixo do nível da excelência...

CM-SINTRA.PT

Sem comentários: