[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 4 de junho de 2018



Dezoito de Abril,
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

[publicado no facebook em 19 de Abril de 2018]

Ontem, numa terra tão pródiga em vestígios patrimoniais importantes e sofisticados, não pude deixar de ter em consideração as duas faces de uma situação cada vez mais difícil de articular no quadro da minha celebração pessoal deste Dia Internacional.
Por um lado a Parques de Sintra, autora do que de melhor se faz a nível nacional e mundial no que à preservação e recuperação do património natural e edificado diz respeito e, por outro, a título de mero exemplo, a memória de um atentado cujos efeitos ainda estão por resolver.
É neste contexto que lembro e lamento o tristíssimo destino do tanque de Seteais, lugar geométrico de um lazer ancestral de dois séculos, transformado num prosaico e indigno armazém de maquinaria que o grupo Espírito Santo, na altura concessionário do hotel, concretizou a seu bel-prazer.
O que mais suscita a minha indignação é que tivesse sido a incúria e desvergonha do próprio IGESPAR, então a entidade pública e oficial afecta ao Ministério da Cultura que, com o fundamental objectivo de zelar pela preservação do Património Cultural, autorizou e deu aval a um perfeito despautério.
Sob forma de ofício subscrito por um Arquitecto Assessor Principal daquele Instituto, fui «sossegado» com a ideia de que a intervenção de transformação do tanque de Seteais em prosaica casa de máquinas, seria «compensada» através da instalação de um ilusionista espelho de água, a instalar sobre a cobertura que, entretanto, tinha sido construída para fechar o tanque e consumar o crime…
Foi em 2008 e está tudo documentado, fazendo parte de um arquivo que também preservo no meu património das ignomínias que vou tendo conhecimento. Passados dez anos, talvez valha a pena trazer este assunto novamente à consideração de pessoas que, não deixando cair os braços, também em Sintra, são honrosos resquícios de uma cidadania que teima afirmar-se.
_______________________
Eis uma imagem actual do 'tanque de Seteais', foto obtida a partir da estrada que segue para Colares.
Mostrar mais reações

Sem comentários: